Lavar sua motocicleta não é importante apenas para manter a aparência geral da moto - também é importante para manter sua integridade geral. Sua moto entra em contato com detritos da estrada e possivelmente substâncias corrosivas, como sal e óleo, diariamente. Você pode evitar que a carroceria se corroa prematuramente limpando toda aquela sujeira, fuligem e gosma semanalmente. No entanto, não pegue apenas um pano e literalmente "limpe" sua moto. Dê um pouco de TLC ao seu equipamento e dê um bom banho completo uma vez por semana. Use este guia para aprender COMO lavar sua moto da maneira certa.
A importância de lavar seu equipamento da maneira certa
Ao contrário da crença popular, existe uma maneira certa e uma maneira errada de lavar uma motocicleta. As motocicletas são máquinas complexas com vários componentes pequenos e frágeis. Se você fizer o processo de limpeza da maneira errada, corre o risco de danificar certos componentes e causar danos irreparáveis. Além disso, se você se apressar no processo, poderá deixar de notar danos que teria notado se tivesse dedicado seu tempo e sido mais deliberado em seus cuidados.
Etapa 1: Estabeleça um espaço de trabalho
Uma bicicleta, como um bebê, precisa estar no "clima" certo e na temperatura certa para tomar banho. Por esse motivo, você não quer lavar sua bicicleta ao ar livre em um dia frio ou dar uma boa lavagem imediatamente após desligá-la. Ao lavá-la em condições muito frias ou quando o motor ainda estiver quente, você corre o risco de causar choque térmico na sua bicicleta.
Além disso, você não quer lavar sua bicicleta sob luz solar direta. Muitos motociclistas fazem isso, pois acreditam que a luz direta ajuda no tempo de secagem. Embora ajude, também ajuda o sabão a secar mais rápido na bicicleta, o que aumenta a probabilidade de sua bicicleta ficar com listras e manchas de água em vez de um acabamento espelhado. Além disso, pode haver produtos químicos em alguns dos produtos de limpeza que você está usando que podem ter uma reação adversa a superfícies quentes ou quentes expostas ao sol. O ideal é limpar sua bicicleta em um dia quente em uma área sombreada.
Etapa 2: Reúna seus materiais de limpeza
Depois de estabelecer um espaço de trabalho seguro, reúna seus materiais de limpeza . Assim como ao cozinhar uma refeição, é melhor ter tudo o que você precisa à mão. Também assim como ao cozinhar uma refeição, é melhor ter os ingredientes exatos que a receita pede, pois improvisar pode resultar em um resultado não tão bom. Se você não tiver produtos de limpeza para motocicletas à mão, vá comprar alguns. Além de escolher sabões e ceras projetados especificamente para motocicletas, você também quer investir nas ferramentas adequadas. Elas incluem o seguinte:
- Lavagem sem enxágue
- Esponjas e panos
- Pincéis
- Microfibra
Etapa 3: tampe seu escapamento
Embora as motocicletas sejam geralmente bem duráveis, se você não tiver que arriscar, não o faça. Use um tampão de borracha de silenciador ou um pano velho ou trapo para tampar o escapamento. Não pule esta etapa se o escapamento estiver inclinado de forma a permitir que a água se acumule.
Etapa 4: borrife sua motocicleta
Embora você não queira aplicar muita pressão em sua motocicleta, você quer soltá-la e se livrar do máximo de sujeira e fuligem possível. Aplique um jato uniforme de água e limpador em sua moto para ajudar a soltar a sujeira antes de aplicar sua própria graxa de cotovelo. Uma lavadora de alta pressão pode ser, no entanto, antes de borrifar sua motocicleta, certifique-se de que o spray não seja muito forte. Uma lavadora de alta pressão pode fazer um trabalho rápido de lama seca teimosa em motos de terra. Depois de remover a maior parte da sujeira, aplique o limpador na motocicleta. Existem muitos limpadores de motocicleta no mercado. Deixe o limpador agir pelo tempo recomendado antes de borrifá-lo na moto.
Etapa 5: Esfregue
Neste ponto, agora que a maioria dos componentes nocivos foi enxaguada, está tudo bem empregar um pouco de graxa de cotovelo. No entanto, antes de usar uma esponja ou pano na sua motocicleta, é importante saber o melhor processo para lavá-la. Recomendamos fazer o seguinte:
- Comece pela roda dianteira e vá até a roda traseira. Certifique-se de entrar em todos os cantos e fendas, como ao redor das pinças de freio e sob o motor.
- Se você tem uma moto de cross ou sua motocicleta tem transmissão final por corrente, você pode usar uma escova Grunge para dar uma boa esfregada.
- Se sua esponja acumular sujeira, fuligem ou gordura, substitua-a por uma nova para evitar que esses materiais danifiquem coisas como pintura ou acabamentos cromados.
- Enxágue sua motocicleta antes que o sabão tenha a chance de secar. Borrife-o de todos os ângulos.
- Seque sua moto completamente, certificando-se de entrar em todas as fendas e cantos para evitar erosão prematura. A melhor maneira de fazer isso é usar um soprador de folhas. Existem também secadores específicos para motocicletas que você pode comprar.
Etapa 6: Lubrifique novamente a corrente da sua motocicleta
No processo de pulverizar sua bicicleta para livrá-la de sujeira e fuligem, você provavelmente a pulverizou para livrá-la de lubrificante também. Lubrifique novamente a corrente da sua bicicleta para garantir uma viagem segura quando você a levar para fora novamente. Para proprietários de motos de terra, pegue um pacote combinado de kit de cuidados com a corrente.
Etapa 7: Encerar, Encerar
Encerar sua moto é provavelmente a parte mais trabalhosa do processo de lavagem, mas também é a parte que produz mais resultados. Invista em uma boa cera para moto que irá selar o brilho e proteger sua pintura da degradação.
Claro, cada motociclista tem sua própria maneira de lavar uma motocicleta. As sete dicas acima são apenas as etapas básicas, mas se você encontrar outras, incorpore-as ao regime acima, ou até mesmo crie um regime próprio.